Como organizar meu bullet journal? 3 formas INCRÍVEIS e práticas!

maio 12, 2020

Imagem com bullet journal preenchido e aberto como organizar

Quando queremos nos organizar, muitas vezes é difícil em pensar em formas úteis e práticas para aplicar no dia-a-dia, por isso às vezes precisamos de ajuda de diversas ferramentas. Mas hoje eu trouxe uma em especial que pode ser fácil de seguir e totalmente personalizável: o Bullet Journal. 

A história do Bullet Journal 


De acordo com o blog da Evernote, Ryder Carroll, um designer de Nova York, se propôs a lidar com o problema de seu caderno. Um pouco mais de três anos atrás, Ryder desenvolveu o Bullet Journal, um sistema analógico projetado para ser uma lista de tarefas, diário, caderno e rascunho.

Ideal para pessoas que gostam de colocar "a mão na massa" na hora de lidar com a sua organização e não são muito adeptas a ferramentas online, você pode escolher o que fazer com o seu Bullet Journal (ou BuJo para os mais íntimos), de acordo com a sua rotina, criatividade e imaginação. 

Mas como organizar meu Bullet Journal?


As maneiras mais simples de se organizar é pensando na sua rotina como um todo. Você escreve? Tem muitas tarefas para lidar no dia-a-dia? Precisa escrever coisas que vêm a cabeça ou até mesmo criar desenhos? Por poder ser facilmente personalizado por quem usa, é extremamente simples de adaptá-lo. Acompanhe o texto e descubra 3 formas incríveis e práticas de organizar o seu Bullet Journal! 

1 - Escolha o método de organização: diário, semanal ou mensal 

É importante entender o método que você aplicará em sua rotina. Caso opte pelo BuJo diário, você pode anotar coisas como: consumo de água por dia, tarefas diárias, seu humor e até mesmo frases e incentivos para cumprir as tarefas da sua rotina. Se você tem uma visão mais global das suas necessidades e do que precisa fazer, talvez organizar por semana ou mês, seja o ideal. Anotar gastos mensais, preencher calendários e marcar possíveis compromissos com antecedência te ajuda a manter a organização em dia e se planejar para o futuro! 

2 - Deixe o seu Bullet Journal com a sua cara! 

Você pode escolher um caderno que tenha folhas suficientes de acordo com o seu método de organização. Caso opte pelo diário, talvez seja necessário adquirir um caderno com mais folhas, já que poderá gastá-lo mais facilmente. Agora, se não precisar alimentar o seu BuJo com muita frequência, a quantidade de folhas talvez não seja algo com que você deva se preocupar tanto. Agora, para te incentivar, é necessário que você goste do processo de escrever em seu Bullet Journal. Por isso, não hesite em deixá-lo com a sua cara: use adesivos, pinte com canetas coloridas, desenhe coisas que você gosta, deixe-o com a sua cara! Pelo trabalho ser quase artístico e totalmente seu, será muito mais difícil largar de lado e deixar de preenchê-lo. 

3 - Observe a sua evolução e mude sua organização caso necessário 

Aplicar os métodos de organização também inclui uma análise de como você está se adaptando a eles e o que melhorou desde que começou a usá-lo. Talvez você perceba que não curtiu tanto organizar o seu bujo por mês e talvez seja melhor acompanhar tarefas diariamente. E tá tudo bem! É importante que você use a personalização e adaptação do Bullet Journal ao seu favor e que ele seja um aliado na sua produtividade e não o contrário. Observe sua adaptação e veja os benefícios que esse método te trouxe desde o início, e não se preocupe com mudanças. Pense em um equilíbrio e de tratá-lo como seu aliado! 

Gostou das dicas? Precisa encontrar o caderno perfeito para ser seu Bullet Journal? Confira alguns modelos aqui :)


Você também pode gostar

0 comentários

Posts Populares