19 expressões racistas que você precisa parar de falar IMEDIATAMENTE

junho 22, 2020


Atualmente com todas as revoltas e reivindicações por igualdade racial, temos que cada vez mais nos desconstruir e evitar propagar discursos que são além de racistas, antiquados e que não refletem em nada o nosso desejo de progresso quanto a nossas questões. 


Por isso, no post de hoje trouxemos algumas expressões racistas que você precisa parar de falar IMEDIATAMENTE. Elas são totalmente desrespeitosas e podem ser trocadas por palavras diferentes, sem qualquer cunho racista e ainda manter o contexto do que quer ser dito. Esperamos que este post seja um guia pra você sempre consultar caso reproduza ou veja alguém reproduzindo.


Ser assertivo e repreender/evitar propagar ações racistas é uma forma que você, antirracista, pode ajudar na causa, independente de sua cor. 


Algumas das expressões a seguir foram compartilhadas em nosso perfil do instagram, o @arte.de.maria. Siga para trocarmos experiências e histórias por meio da papelaria de resistência. 


1 - Mercado Negro


Assim como em outras expressões como: “ovelha negra”, “lista negra” e “humor negro”, a palavra Negro na expressão representa algo ruim, ilegal. Você pode se referir ao mercado apenas como “ilegal”, por exemplo. 


2 - Boçal


A expressão que é utilizada para se referir a pessoas “burras”, ou ignorantes, era usada antigamente para se referir a negros escravizados que chegavam no Brasil da África sem saber falar o português.  


3 - Criado Mudo


O tão conhecido móvel que fica na beira da cama tem um significado extremamente racista e doloroso por trás. Criados mudos eram negros escravizados que tinham o papel de segurar coisas para seus donos, já que não podiam fazer qualquer barulho, eram considerados mudos. Que tal chamar seu móvel de pequena cômoda, ou armarinho? O significado se mantém e você deixa de reproduzir um discurso racista. 


4 - Eu não sou tuas negas


Na época da escravidão, as mulheres negras sofriam inúmeros assédios, estupros e eram tratadas de forma desumana. O tratamento com brancas não era o mesmo, portanto, sempre quando utilizavam dessa expressão, era uma repreensão para não ser tratada de forma tão ruim, assim como as negras eram tratadas. Neste caso, você pode deixar de usar esta frase de cunho racista e apenas dizer “não me trate desta forma”, ou “eu não gosto dessa forma que você me trata”. 


5 - Denegrir


Sempre que alguém utiliza desta palavra, é no sentido de ser difamado ou caluniado de forma que prejudique sua reputação. No entanto, tornar-se negro, não deveria ser algo pejorativo, portanto, é de cunho extremamente racista. Você pode usar a palavra “difamar”, neste caso. 


6 - Inveja Branca


Quando alguém diz: “estou com inveja branca de você”, é no intuito de tornar a inveja algo bom, puro e sem maldade. É uma expressão racista, pois prejulga que tornar-se branco alguma coisa, seria algo bom, ao contrário de negro. Caso você precise utilizar essa expressão, diga que a sua “inveja”, é sem maldade. 


7 - A coisa tá preta


Assim como na expressão anterior, tornar algo preto ou negro, seria dizer que este algo é ruim. Para evitar propagar esta expressão racista, basta dizer que a “coisa está ruim”, ou “a situação se complicou”. 


8 - Dia de branco


Usar a expressão “amanhã é dia de branco”, é extremamente racista e desrespeitoso, pois o sentido original dela quer dizer que brancos trabalham muito e coloca negros como preguiçosos e ruins de trabalho. Vai trabalhar amanhã? Basta dizer isso. Fica bem mais simples até, não é?


10 - Serviço de preto 


Na intenção de difamar o trabalho feito pelos negros escravizados, essa expressão era empregada quando por tamanha exaustão e sofrimento, algum dos serviços impostos pelos donos não era feito adequadamente. É uma triste e preconceituosa forma de falar que o trabalho foi mal feito. Não use essa expressão! Apenas diga que o trabalho foi feito de forma inadequada. 


11 - Da cor do pecado


Utilizada como elogio, se associa ao imaginário da mulher negra hiperssexualizada. A ideia de pecado também é ainda mais negativa em uma sociedade pautada na religião, como a brasileira.


12 - Negro de “beleza exótica”


Tudo que foge ao padrão eugenista de beleza e europeu de costumes é chamado de algo “exótico”. Por isso é extremamente racista e inadequado chamar a beleza de alguém como “exótica”, apenas por não seguir padrões estéticos europeus. 


13 - Cabelo ruim, cabelo duro


Forma triste e extremamente racista usada para se referir ao cabelo dos negros. Apenas por diferenciar de padrões europeus, nosso cabelo não é ruim, nem duro, nem “bombril”. Nosso cabelo é crespo, com particularidades como qualquer outro tipo de cabelo e que deve ser respeitado como tal. Para falar do nosso cabelo, use o termo que você usaria para falar de um cabelo liso, por exemplo. “liso, cacheado, crespo”. 


14 - Mulata


Mulata faz referência a mula, um animal que é fruto do cruzamento do jumento com a égua e nasce estéril, sendo considerada um animal sem utilidade. Negros mestiços, frutos de estupros, eram chamados assim pois eram considerados inúteis.


15 - Moreno (a)


Chamar alguém de moreno, ou morena, é uma forma de tentar invisibilizar sua raça por conta de uma sociedade racista, que sempre quis impor a eugenia como padrão social e negar a existência de negros e mestiços. Ao empregar o moreno, para se referir ao negro, é uma tentativa de negar a sua raça e “clarear” sua origem. Para se referir a mestiços, use a palavra mestiço, ou a raça que a pessoa pertence. Branca ou negra. 


16- “A dar com pau” 


Expressão originada nos navios negreiros. Muitos dos capturados preferiam morrer a serem escravizados e faziam greve de fome na travessia entre o continente africano e o Brasil. Para obrigá-los a se alimentar, um “pau de comer” foi criado para jogar angu, sopa e outras comidas pela boca.


17- Meia tigela 


Os negros que trabalhavam à força nas minas de ouro nem sempre conseguiam alcançar suas “metas”. Quando isso acontecia, recebiam como punição apenas metade da tigela de comida e ganhavam o apelido de “meia tigela”, que hoje significa algo sem valor e medíocre.


18- Doméstica 

Negros eram tratados como animais rebeldes. Recebiam diversas punições para serem “domesticados”. Para se referir a pessoas que fazem serviços domésticos, você pode usar o nome da pessoa, por exemplo: “A pessoa que trabalha em minha casa”, ou “A pessoa que cuida da faxina”, “que cuida do jardim”. Não use a palavra “doméstica” sozinha, pois é racista. 


19- Feito nas coxas 


A origem da expressão popular "feito nas coxas" deu-se na época da escravidão brasileira, onde as telhas eram feitas de argila, moldadas nas coxas de negros escravizados. Como eles tinham diferentes portes físicos, as telhas saíam de diversos tamanhos. Sendo uma forma de colocar ao negro como algo ruim e mal feito, é uma expressão racista. 


O que achou das expressões acima? Evite reproduzí-las e fortaleça o movimento antirracista compartilhando esse texto com todos que devem saber. 


Você também pode gostar

0 comentários

Posts Populares