Conheça a história de Ruby Bridges, a primeira criança negra a frequentar uma escola de pessoas brancas nos EUA.

agosto 26, 2020

 

Colagem digital que registra o momento em que Ruby bridges sai escoltada da escola. Colagem de @mariarosa.art
Colagem digital por @mariarosa.art     

Ruby Nell Bridges nasceu em 1954, no ano em que a lei "separados mas iguais", de segregação racial nos EUA foi revogada.

Simbólico, mas não tanto quanto as inúmeras situações que Ruby passou simplesmente por ser uma criança negra.

A mais velha em uma família de 6 irmãos, se mudou junto com sua família para a cidade de Nova Orleans, quando tinha 2 anos, em busca de melhores oportunidades de vida. Mesmo com o "teórico" fim da segregação racial nas escolas dos EUA, o estado da Louisiana se opôs ao decreto durante muito tempo e manteve suas escolas sem nenhuma participação de pessoas negras até o ano de 1959.

E provavelmente não foi por falta de tentativas. Pelo gigantesco racismo e desrespeito com pessoas negras na época, um teste havia sido criado como pré-requisito para que as crianças negras fossem testadas e caso fossem capazes de passar, o ingresso nessas escolas era permitido.

Nessa época, pessoas negras e brancas eram separadas pelo racismo e por falta de boas oportunidades na vida. As escolas para pessoas brancas ficavam em locais próximos aos centros urbanos e as escolas para pessoas negras, próximas às periferias. O ensino, por conta da precariedade e falta de investimento era inferior.

Ruby prestou o teste e foi a única entre apenas 6 crianças aprovadas que se matriculou em uma dessas escolas, a William Frantz Elementary School. Por insistência de sua mãe, que lutava para que seus filhos tivessem melhores oportunidades e uma educação que proporcionasse isso. 


Momento capiturado em que uma multidão branca ataca Ruby Bridges com xingamento e ofensas


No dia 14 de novembro de 1960, um dia histórico, Ruby chega à escola escoltada por 4 policiais federais e uma multidão de pessoas brancas enfurecidas por ver uma criança negra ocupando um lugar majoritariamente branco. Neste dia, Ruby precisou ter força para lidar com injúrias, xingamentos e uma enorme rebelião de pais, professores e adolescentes que estudavam na escola.



Ruby Bridges em sua fotografia iconica sendo escoltada por 4 agentes federais
A fotografia feita por Norman Rockwell, é uma das fotos mais icônicas da história. Os policiais em depoimento disseram que mesmo com tudo que aconteceu, Ruby nunca chorou e nunca reclamou das coisas que aconteciam com ela. Sempre se portou de cabeça erguida diante da rebelião que se formava diariamente na porta da escola. Os policiais a escoltaram diariamente durante o ano letivo. 

A maioria dos alunos foi retirada da escola pelos pais e a maior parte dos professores se recusou a educar Ruby, que neste ano, teve uma única professora, chamada Barbara Henry, na qual Ruby ainda guarda muito carinho, pois disse que a professora foi a pessoa que mesmo semelhante a todas as outras que a xingavam, por ser branca, a ensinou com o coração e assim ela aprendeu que ninguém deve ser julgado pela cor da pele.

No ano letivo, a professora Henry lecionou para Ruby e apenas mais 4 alunos brancos, os quais seus pais optaram pela permanência na escola.

A família de Ruby sofreu diversas retaliações por conta da decisão de enviá-la a uma escola de brancos. Seu pai, Abon Bridges, foi demitido do posto de combustíveis em que trabalhava, a família foi proibida de frequentar o supermercado onde normalmente compravam; seus avós tiveram que se mudar de onde moravam e após todos esses acontecimentos, os pais de Ruby se separaram.

Ruby Bridges ao lado da obra de uma das obras mais importantes e icônicas da Coleção do Museu Norman Rockwell.

Já crescida, Ruby se formou em uma escola mista, trabalhou por 15 anos como agente de viagens e em 1999 criou a Fundação Ruby Brigdes contra o racismo e em prol da aceitação das diferenças. Em 1998, sua vida virou filme, hoje, disponível na Netflix, chamado "Ruby Bridges" que conta toda a sua história e escreveu um livro, chamado "Through My Eyes" (Através Dos Meus Olhos), em que conta de acordo com seu ponto de vista, tudo que ocorreu naquele ano. Por suas contribuições históricas, em 2001, recebeu das mãos de Bill Clinton, presidente dos EUA na época, a medalha de honra destinada a cidadãos memoráveis.


As contribuições históricas de Ruby Bridges em favor das pessoas negras e contra o racismo jamais serão esquecidas.



REFERÊNCIAS:

https://web.archive.org/web/20120511010423/http://rubybridges.com:80/story.htm

https://www.ebiografia.com/ruby_bridges/

https://www.womenshistory.org/education-resources/biographies/ruby-bridges

https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/ruby-bridges-primeira-aluna-negra-a-pisar-em-uma-escola-para-brancos-nos-eua.phtml

https://www.geledes.org.br/a-pequena-ruby-bridges-e-a-historia-do-racismo-nos-eua/


Você também pode gostar

1 comentários

  1. Este site é protegido por reCAPTCHA. A Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

    ResponderExcluir

Posts Populares