Quem foi Marie Curie? Conheça uma das mais brilhantes cientistas que já existiu

abril 15, 2021

Pioneirismo, poderia ser a palavra que melhor poderia descrever a trajetória de Marie Curie. Em uma sociedade sexista e extremamente opressora no século XIX, Marie foi capaz de ocupar seu lugar como uma das maiores cientistas da história.

mARIE CURIE


Nascida na Polônia, em 1867, iniciou seus estudos na área da ciência muito cedo, influenciada por seu pai. Filha de dois professores, sofreu com perdas muito importantes na sua família. Sua mãe faleceu quando Marie tinha 11 anos, vítima de Tuberculose. 2 anos depois, sua irmã faleceu de uma doença chamada Tifo. Após estes acontecimentos, Marie, antes católica, se tornou agnóstica e lidava de forma cética com a religião.

Aos 15 anos, já havia terminado seus estudos na Polônia e começou a trabalhar como professora, porém, impedida de continuar seu ensino superior, já que havia uma política em que mulheres eram proibidas de ingressar nas faculdades locais.

Mas este fato nunca a impediu de seguir seus sonhos e de se tornar uma grande estudiosa. Junto com sua irmã, se envolveu na chamada Universidade Volante, que era uma faculdade clandestina onde desafiavam o governo Polonês da época e admitiam a entrada de mulheres.

Anteriormente, por envolvimento de sua família em levantes que apoiavam a independência da Polônia, Marie e sua família perderam toda a fortuna que tinham, fazendo com que ela e sua irmã levassem uma vida difícil, tendo que dividir o sonho de se tornarem estudiosas com a necessidade de trabalhar e se manter. Após uma temporada sendo professora, Marie ainda não havia conseguido permissão, nem condições financeiras para continuar seus estudos, então, combinou com sua irmã em ajudá-la financeiramente em sua formação como médica, com a condição de que receberia a mesma ajuda em troca. Com isso, Marie se tornou governanta e sua irmã se mudou para Paris, para estudar medicina.

Levou quase 2 anos para que Marie pudesse se juntar com sua irmã em Paris e continuar seus estudos. Quando assim o fez, se graduou em Física pela Universidade de Paris em 1891 e trabalhou em diversos laboratórios, norteando pesquisas que logo após vieram a se tornar marcos para a ciência.

Neste mesmo ano, conheceu Pierre Curie, na época, professor de Física e a paixão pela ciência que era algo em comum entre os dois, os uniu. Se casaram em 1894, e Maria Skłodowska (seu nome de batismo), passou a se chamar oficialmente, Marie Curie.



Com a influência e apoio de outros amigos pesquisadores, entre eles, o pesquisador Antoine Henri Becquerel, o casal Curie deu continuidade e aprofundou em estudos que foram descobertos por ele.

Em 1903, com anos de trabalho e resultado dessas pesquisas, Marie recebeu seu primeiro prêmio Nobel de Física, premiada por conta de seu trabalho de estudo sobre os efeitos da radiação. Com o auxílio de suas pesquisas, dois novos elementos químicos foram descobertos, o Polônio (nome dado em homenagem à sua terra natal) e o Rádio. Os estudos iniciados por Marie e seu marido serviram de apoio para que outros cientistas pudessem desenvolver outras pesquisas mais aprofundadas e terem resultados extraordinários.

Pierre Curie morreu em 1906, em um acidente. Após o ocorrido, Marie se tornou professora de Física na Faculdade de Ciências de Paris, a primeira mulher a ocupar este cargo. Também se tornou Diretora na Universidade de Paris, algo impensável para uma mulher naquela época.

Em 1911, Marie ganhou seu segundo prêmio Nobel, em Química, por seus estudos com o isolamento do rádio e sobre a radiação. A primeira mulher a receber 2 Prêmios Nobel e em áreas diferentes, sendo pioneira e uma das únicas pessoas no mundo a ter este feito.

Com suas descobertas em torno do rádio, Marie sugeriu o uso da radiografia para tratamento de soldados feridos na Primeira Guerra Mundial, em 1921. Em 1922, fundou o Instituto do Rádio.

Marie Curie morreu em 1934, em virtude de uma Leucemia, adquirida por todos os anos em que ficou exposta a radiação em seus estudos. 1 ano depois, em 1935, sua filha Irène Curie, foi premiada com o Prêmio Nobel de Química.

Em 1995, seus restos mortais foram levados ao Panteão de Paris, um local onde pessoas históricas e que contribuíram enormemente em diversas áreas, são enterradas como forma de homenagem. Foi a primeira mulher a ser sepultada naquele local.

O legado de Marie é transgressor e mostra o quão longe uma mulher pode chegar mesmo passando por diversas dificuldades por ser mulher.


Arte em colagem digital que homenageia Marie Curie por @mariarosa.art (direitos autorais reservados)



REFERÊNCIAS

https://www.ebiografia.com/marie_curie/

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1158&sid=7

https://www.infoescola.com/biografias/marie-curie/

https://super.abril.com.br/historia/marie-curie-a-polonesa-mais-brilhante-do-mundo/

http://www.canalciencia.ibict.br/nossas-informacoes/ciencioteca/personalidades/item/325-marie-curie



Você também pode gostar

0 comentários

Posts Populares