7 leituras essenciais sobre o movimento negro

julho 23, 2020



Colagem analógica - Escrevivencias negras por Maria Rosa              



Com a luta antirracista evidenciada, é necessário nos cercar de boas fontes de informação, necessárias para aumentar o nosso repertório e repreender atitudes racistas à nossa volta. Por isso, o post de hoje é uma seleção de livros e sites com conteúdo confiável para você ler e compartilhar com todo mundo por aí:


1 - “Mulheres, Raça e Classe” - Angela Davis


Este livro é uma obra importante para entender como funcionam as opressões. Angela começa o livro tratando da escravidão, da forma como mulheres negras são desumanizadas e sexualizadas, e mostra o quanto é preciso considerar a interseccionalidade de raça, classe e gênero para um novo modelo social. 


Em nossa loja virtual, temos vários produtos com a arte em homenagem à escritora Angela Davis. Você pode conferir aqui 


2 - “E eu não sou uma mulher?: Mulheres negras e feminismo” - bell hooks. 


Este livro, que é o primeiro e maior sucesso da escritora, ela analisa o impacto do sexismo nas mulheres negras escravizadas, a forma como ser mulher negra sofre uma enorme desvalorização diante da sociedade, o patriarcado, o sexismo que homens brancos e negros praticam, o racismo entre as próprias feministas e outros assuntos. É um clássico da teoria feminista.


Para conferir os produtos com a arte de bell hooks, é só vir neste link


3 - “Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada” - Carolina Maria de Jesus. 


Maior obra e sucesso da escritora Carolina de Jesus, “Quarto de Despejo” lida com uma linguagem simples, mas potente, sobre o tempo em que viveu na favela do Canindé, em SP. Neste livro ela evoca toda a sua vivência e potencialidade em relatos emocionantes e viscerais. 


Confira produtos exclusivos com a arte em homenagem à escritora


4 - “A liberdade é uma luta constante” - Angela Davis. 


Uma coletânea de artigos e entrevistas realizadas pela autora, trazem diversas reflexões sobre as lutas históricas do movimento negro e do feminismo negro nos EUA e a luta contra o Apartheid na África do Sul se relacionam com a luta na Palestina. É uma forte denúncia contra o sexismo existente em diversas culturas e faz mais uma afirmação de o quanto é importante que as mulheres negras se movimentem diante das opressões. 


5 - “Sejamos todos feministas” - Chimamanda Ngozi Adichie. 


Em um livro de bolso, com apenas 37 páginas, Chimamanda explica em uma leitura fácil e descomplicada do motivo pelo qual o feminismo é importante para homens e mulheres. O discurso pelo qual deu origem ao livro você pode assistir aqui. 



Confira produtos exclusivos com a arte em homenagem à escritora


6 - Portal Geledés


O GELEDÉS Instituto da Mulher Negra foi fundado em 30 de abril de 1988. É uma organização que se posiciona em defesa de mulheres e negros e todas as demais formas de discriminação que limitam a realização da plena cidadania, tais como: a lesbofobia, a homofobia, os preconceitos regionais, de credo, opinião e de classe social.


É um excelente canal de informação que você pode acessar no seguinte link: https://www.geledes.org.br/


7 - Alma Preta Jornalismo 


Criado em 2015 por um grupo de jovens comunicadores da UNESP, o Alma Preta é uma agência de jornalismo especializado na temática racial do Brasil. Em nosso conteúdo você encontra reportagens, coberturas, colunas, análises, produções audiovisuais, ilustrações e divulgação de eventos da comunidade afro-brasileira. Nosso objetivo é construir um novo formato de gestão de processos, pessoas e recursos através do jornalismo qualificado e independente.


Acesse e se informe pelo link: https://almapreta.com/


O Blog da Arte de Maria caminha para também ser um canal de informação e organização. Siga a gente nas redes sociais e compartilhe o post com seus amigos!


Você também pode gostar

0 comentários

Posts Populares