Madame C.J. Walker foi a primeira mulher estadunidense a se tornar milionária com o próprio negócio.

abril 06, 2023

 Madame C.J. Walker 

 

arte: Maria Rosa @mariarosa.art

Sarah Breedlove, conhecida como Madam CJ Walker, nasceu em 23 de dezembro de 1867, em Louisiana, dois anos após a abolição da escravatura nos Estados Unidos. Foi a primeira mulher estadunidense a se tornar milionária com o próprio negócio. Fundou também o Madam CJ Walker Laboratories, especializado em cabelos afro.

Órfã aos 7 anos e tendo de se mudar para a casa da irmã no Mississipi, aos 14 ela se casa com Moses MCWillians para escapar dos abusos do cunhado, aos 18 tem sua única filha e dois anos mais tarde se torna viúva. Depois de outro casamento, dessa vez curto, muda-se para o Missouri, onde passa a trabalhar como lavadeira e conhece Charles Joseph Walker, com quem se casa, em 1906. Daí em diante, torna-se conhecida como Madam CJ Walker.

Uma doença capilar que lhe fazia perder muito cabelo levou-a a pesquisar sobre cosméticos. E é assim, em uma feira de produtos, que conhece Annie Malone, empresária negra dona da Poro Company, e começa a trabalhar e aprender com ela, vislumbrando criar seu próprio produto.

Logo após o casamento com Charles, produz sua primeira linha de cosméticos para cabelos crespos, em Indianápolis, no estado de Indiana. Em 1917, mais de 20 mil mulheres já tinham recebido formação para se tornarem vendedoras da marca.

Madam CJ Walker se tornou filantropa e contribuiu com diversas causas, incluindo a luta contra o racismo. Morreu em 1919 com 51 anos devido à hipertensão, mas sua morte não quebrou toda a sua construção de um legado. Seus cosméticos continuaram a ser fabricados e vendidos até 1981 e em sua mansão funciona hoje uma ONG para mulheres negras que querem empreender. Em 2016, a Beauty Walker iniciou um processo com a Sephora para continuar a lançar cosméticos em homenagem à marca de Madam CJ Walker.


Fonte:
MARASCIULO, Marília. Conheça Madam C.J. Walker, primeira milionária self made negra dos EUA. Revista Galileu, 24 abr 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Historia/noticia/2020/03/conheca-madam-cj-walker-primeira-milionaria-self-made-negra-dos-eua.html. Acesso em 10/09/2022.

https://nmaahc.si.edu/explore/stories/madam-cj-walkers-wonderful-hair-grower

https://madamcjwalker.com/

Você também pode gostar

0 comentários

Posts Populares