Quem foi Xica Manicongo?

abril 27, 2023

 
Quem foi Xica Manicongo?


Arte: @mariarosa.art

Xica Manicongo tem sua origem atrelada ao país Congo/África e chega ao Brasil como escravizada. Aqui foi registrada pelos colonizadores como Francisco. É vendida a um sapateiro na cidade onde hoje chamamos de Salvador, na Bahia do século XVI. Com isso trabalhou com o mesmo oficio, ficando conhecida nas ruas da cidade baixa pela sua altivez e por ser namoradeira. Embora sua história, como muitas, tenha sido atacada levando, por muito tempo, ao seu apagamento, ao que tudo indica ela foi a primeira mulher trans do Brasil. Ou, pelo menos, a primeira julgada legalmente pelo fato de sua existência.

Seus registros de vida são atravessados pela história da inquisição no Brasil. Sua história passa a ser resgatada através da pesquisa de Luiz Mott sobre a perseguição aos sodomitas (sodomia pratica de sexo anal). Xica foi enquadrada nesse crime que, por um tempo, chegou a ser um crime de lesa majestade. Os condenados eram queimados vivos.

Luiz Mott, ao pesquisar documentos oficiais em Lisboa/Portugal, identifica que Xica Manicongo andava com um pano amarrado com um pra frente, semelhante a um quimbanda (termo bantu para definir “invertido” ou “curador”). Sobre seu nome, Manicongo era uma denominação que os governantes no reino do Congo recebiam, por isso fica a indagação: será que Xica era rainha?

Mesmo não sabendo seu nome antes do colonizador e como era sua vida no Congo, no Brasil Xica teve sua vida cercada pela ideia de que era anormal diante das pessoas cisgênero. Aqui sofria uma grande pressão social por ser, além de mulher trans, preta e escravizada. Com a visita da inquisição, Xica foi denunciada à igreja. Embora tivesse resistido por muito tempo em viver conforme sua existência, sua possível condenação à fogueira pelo crime de sodomia a fez largar suas roupas e se vestir como os homens se vestiam à época.

Por séculos foi vista como homossexual. Seu nome social foi atribuído postumamente, já que seus registros em documentos oficiais vinham com o nome de Francisco. É Marjorie Marchi, militante transsexual negra que presidia a ASTRA-Rio (Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro), quem passa a chama-la pelo nome social, Francisca. A ASTRA-Rio criou também um troféu chamado Xica Manicongo.


E, apesar das inúmeras tentativas de apagamento da história de Xica, seu nome resistiu e conseguiu ser um sinônimo de resistência, luta e inspiração para muitas transexuais no Brasil.

Hoje somos seguidoras de Xica

E fazemos a cada esquina nossa labuta Não à toa usamos o cordel

Em memória ao nordeste e à sai luta De tantas Severinas, Marias, Joanas

Somos a voz da Xica que no Brasil se perpetua! (LUSTOSA, 2017, p. 4)

 

 Texto e pesquisa: Fabiana Brasil

Para criação deste texto, consultamos os seguintes sites:

https://averdade.org.br/2022/01/xica-manicongo-a-primeira-travesti-do-brasil-foi-negra/

 

https://buzzfeed.com.br/post/voce-conhece-a-historia-de-xica-manicongo

Você também pode gostar

0 comentários

Posts Populares