Quem foi Madalena Caramuru

abril 06, 2023

Madalena Caramuru

Na imagem tem uma colagem de vários elementos de botanica e no centro uma desenho de uma mulher indígena representando Madalena Caramuru
Arte: Maria Rosa @mariarosa.art


Era 26 de março de 1561 quando chega às mãos de Padre Manoel da Nóbrega uma carta. Nela solicitava-se que as crianças indígenas recebessem tratamento digno e para isso oferecia-se ajuda em dinheiro. 


A autora da missiva era Madalena Caramuru. Sim, é de se estranhar uma mulher nessa época alfabetizada e com esse protagonismo. Ainda mais uma mulher indígena.


Sem data de nascimento registrada, pertencente ao povo Tupinambá, Madalena é considerada a primeira mulher alfabetizada em língua portuguesa no Brasil. Aprendeu a ler e escrever após seu casamento com o português Afonso Rodrigues, em 1534.


Quanto à carta, o padre chegou a levar o pedido feito por Madalena à corte portuguesa. Aproveitou, ainda, para solicitar que a rainha Catarina estendesse o ensino do português às mulheres da colônia. Negado nesta e em sucessivas outras vezes. As mulheres puderam ter acesso à educação no Brasil apenas em 1827, com a promulgação da Lei Geral que permitiu a abertura de escolas públicas femininas.

      

Apesar de nunca ter sido encontrada, a existência da carta de Madalena Caramuru é reconhecida por historiadores que pesquisam esse período histórico. 



Fonte: Madalena Caramuru - A primeira mulher alfabetizada do Brasil. Avalara, 29/04/2021. Disponível em:

https://www.avalara.com/br/pt/blog/2021/04/mulheres-extraordinarias---madalena-caramuru.html. Acesso em 19 de setembro de 2022.

Você também pode gostar

0 comentários

Posts Populares