Quem foi Esperança Garcia, a primeira advogada negra do Brasil?

maio 25, 2023

 

Esperança Garcia

Arte em colagem de Maria Rosa 


É considerada uma das primeiras advogadas do Brasil. Sem data de nascimento e morte certa, sabe-se que viveu no século XVIII no estado do Piauí, escravizada em uma fazenda de algodão comandada por padres jesuítas, com quem provavelmente aprendeu a ler e escrever. 

Depois que os jesuítas foram expulsos do país, a propriedade passou a ser comandada por senhores de escravizados e Esperança foi transferida para as terras do capitão Vieira Couto, longe do marido e dos filhos maiores.

Lá, escreveu uma carta ao governador da capitania do Piauí denunciando maus-tratos e violências, reivindicando, para ela e para os outros, o direito de não sofrer mais violências e ainda, para si, o direito de voltar a viver com seu marido e poder batizar sua filha. O documento, datado de 6 de setembro de 1770, é uma das primeiras cartas de direito de que se tem registro.

Em setembro de 2017, mediante solicitação da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra do Piauí, foi reconhecida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como a primeira advogada piauiense.

Fonte:

Biografia Esperança Garcia. Instituto Esperança Garcia. Disponível em: https://esperancagarcia.org/. Acesso em 01 de Setembro de 2022.

GOMES, Flávio dos Santos. Enciclopédia Negra/Flávio dos Santos Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Moritz Schwarcz. 1. Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

Você também pode gostar

0 comentários

Posts Populares